Powered By Blogger

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Comensalismo


Comensalismo é uma das relações harmônicas interespecíficas (entre indivíduos de espécies diferentes), caracterizada por ser benéfica para uma das partes, sem causar prejuízo para a outra parte, em situações que envolvam alimentos, tais como restos de alimentos ou do metabolismo. É denominado comensal, a espécie que se alimenta dos restos da outra espécie.


São exemplos de comensalismo:

+ A rêmora e o tubarão – Esse é o exemplo mais conhecido de comensalismo entre espécies. A rêmora se fixa no corpo do tubarão por meio de uma nadadeira dorsal que se transforma em uma espécie de ventosa, e é transportada por ele enquanto alimenta-se dos restos de sua alimentação. O tubarão não é prejudicado, pois a rêmora só se alimenta do que o tubarão descarta, e seu peso não atrapalha em nada o tubarão, pois é insignificante.
+ Entamoeba coli e o homem – Nessa relação, o comensal é o protozoário Entamoeba coli, que vive no intestino humano, onde se alimenta dos restos da digestão realizada pelo homem.
+ Leão e a Hiena – Nessa relação, o comensal é a hiena, que fica a espreita dos leões, que geralmente vivem em bandos, aguardando que estes saiam para caçar e se alimentem, para servirem-se das carcaças deixadas pelos felinos.
+ Urubu e o Homem – Nessa relação o comensal é o urubu, que se alimenta do desperdício dos homens, geralmente nos lixões das cidades.
+ O piolho-das-abelhas e a abelha-rainha – Nessa relação o comensal é o piolho-das-abelhas, que se alimenta dos restos da refeição servida para a abelha-rainha por suas operárias.
+ O peixe-palhaço e a anêmona-do-mar – Nessa relação, o comensal é o peixe-palhaço, que encontra refugio entre os tentáculos da anêmona-do-mar e alimenta-se das sobras de alimentos dela. Para a anémona-do-mar a presença do peixe palhaço é indiferente.








http://www.infoescola.com/ecologia/comensalismo/

Um comentário:

  1. The T-Shirt for The T-Shirt for The T-Shirt for The T-Shirt
    The titanium jewelry piercing T-Shirt ford edge titanium 2019 is a titanium nitride pair of simple is titanium a metal but durable garments m w88 made of stainless steel, zinc, and platinum plating. The T-Shirt is the perfect

    ResponderExcluir